Dezoito palestras para cerca de mil pessoas no período de um ano. E não é só isso. O balanço de 2018 na Superintendência de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico é muito positivo. A informação foi dada pela superintendente, Cristina Romero, durante abertura da 17ª palestra do programa “Empreender, Capacitar para Crescer”, realizada nessa quinta (22), no auditório da sede da Prefeitura.
De acordo com Cristina, “a Superintendência é responsável pelo Programa Empreender, pela Sala Mineira do Empreendedor e pelo programa ‘Selos de Boas Práticas’, que está prestes a ser implementado em 2019 e já promete ser um sucesso”, garante. No âmbito do programa Empreender, a superintendente afirma que os ganhos vão muito além do sucesso de público, pois o retorno da troca de experiências em cada palestra é sentido dentro dos setores e na rotina de quem participa. “O mesmo acontece com a Sala Mineira do Empreendedor. Em 2018, realizamos 39 palestras e oficinas, além dos incontáveis atendimentos, mas o balanço que a gente tira vem do retorno das pessoas que voltam para nos contar como se desenvolveram depois desse ‘empurrão’ que o programa dá”, relata.
O Programa Empreender para Crescer já está perto do encerramento e a última palestra ocorre no próximo dia 4/12, com hora e local a serem divulgados. Para quem não conhece, o projeto foi criado com o objetivo de fomentar a implementação de sistemas de gestão nas empresas a um custo abaixo do mercado. Para viabilizar isso, a Prefeitura oferece aos empreendedores consultorias acerca de diversas normas, auditorias e treinamentos com profissionais credenciados e experientes.
A penúltima palestra
A penúltima palestra desse ano do Programa “Empreender, Capacitar para Crescer”, realizada ontem (22), teve como tema “5 Dicas para Alavancar seus Resultados Financeiros e Melhorar o seu Negócio” e foi ministrada pelo trainer financeiro, Adimilson Franklin. O objetivo do evento foi proporcionar aos participantes, em maioria funcionários da Prefeitura, um despertar quanto à sua capacidade de alavancar os ganhos financeiros, racionalizar (controlar) os gastos, poupar uma parte dos ganhos para garantir um futuro de riqueza e prosperidade, investir o dinheiro com inteligência, ter tempo livre e qualidade de vida.
“Eu não acredito que uma palestra mude efetivamente a vida de uma pessoa. Eu acredito que uma palestra pode criar o estopim da mudança, pode despertar nela um potencial adormecido. Toda pessoa tem dentro de si o potencial para realizar o que deseja em sua vida. Isso é uma questão de crença. A pessoa precisa ter fé em si mesma porque isso vai despertar uma energia para a realização. Mas é preciso saber que é mais difícil reformar do que construir. Ela pode ter passado 20 anos construindo um sistema de crença que a está empobrecendo, imagina quanto tempo vai levar para destruir o que a está aprisionando na pobreza? Trata-se de uma mudança mental para ela alcançar seu sonho e verdadeiro objetivo”, disse Adimilson, que tem uma forte história de vida, com verdadeiras reviravoltas financeiras que o levaram a querer ajudar outras pessoas com o mesmo problema.
Um exemplo a ser seguido
“O fato de eu ter me tornado um treinador financeiro está ligado, em primeiro lugar, a um incômodo constante que eu sentia em relação às condições financeiras da minha família. Eu sempre achei que todo problema que te incomoda, é um problema que você foi designado a resolver. Um problema que me tortura emocionalmente, fisicamente, é um problema que eu fui designado a resolver. Porque ficar só reclamando é colocar o foco num ponto que não vai mudar. Desde novo, a pobreza sempre me machucou e isso teve um ápice quando a minha mãe veio a falecer, em 2009, e estávamos quebrados do ponto de vista financeiro. Foi quando tivemos que pegar um empréstimo para enterrar a minha mãe e daquele momento em diante eu decidi que eu não aceitaria mais a pobreza em minha vida. Era inadmissível uma pessoa com tanta capacidade ser pobre do ponto de vista financeiro. Então, a partir dali, eu mudei a minha mentalidade para receber a prosperidade na minha vida. A gente já nasce com a prosperidade dentro de nós, o que eu fiz foi passar a externar. A mensagem que eu deixo para as pessoas que não puderam vir trocar experiências conosco na palestra de hoje é: questionar! Lutar! Enfrente seus demônios internos, crenças.. Quem foi que disse que você não precisa buscar prosperidade e riqueza? Questione essas conversas”, diz Adimilson.
Quem quiser saber mais sobre o tema, pode encontrar Adimilson Franklin nas redes sociais Facebook e Instagram. E, atenção, a última palestra do programa Empreender será divulgada aqui mesmo em nosso site. Acompanhe, não perca esta oportunidade de crescer e trocar experiências!